top of page

Vivendo com ansiedade


(Ilustração presente em meu diário pessoal, intitulado "Ansiedade")


Como a maioria das pessoas eu acreditava que a ansiedade era apenas aquela sensação de euforia e nervoso antes de algum evento importante, mas acabei descobrindo que ela pode ser bem pior do que isso.


A algum tempo atrás se alguém me contasse que sintomas físicos como tontura, dor no peito e formigamento nos membros poderiam ser sintomas de ansiedade, eu possivelmente duvidaria.


Mas como é viver com ansiedade?


Viver com ansiedade é estar a beira de um precipício sem saber quando, e se, vai cair.


Percebo que poucos conseguem compreender o que se passa durante uma crise de ansiedade, e realmente é algo difícil de explicar e compreender, mas uma coisa você precisa saber, um ansioso não consegue controlar seus pensamentos durante uma crise, pessoalmente não consigo também estabelecer uma relação real com o que me aflige e fico buscando problemas reais que possam explicar aquele sentimento.


A ansiedade afeta diretamente a qualidade de vida do individuo, em momentos de crise é impossível agir ou reagir, é como se você entrasse em um estado de medo tão grande que não conseguisse se mover e não soubesse se aquele sensação alguma hora irá passar.



Quais são os sintomas?


Os sintomas, assim como as causas, podem variar de pessoa para pessoa, mas é importante ficar atento a sintomas físicos que não possuem uma causa aparente.


Quando descobri a ansiedade já havia passado por diversos exames, nos quais não era encontrado nada de anormal, no entanto os médicos continuavam a me medicar com antibióticos baseados em suposições, até que cheguei a um quadro de hepatite medicamentosa, devido a quantidade de medicamento no meu corpo.


As crises só apareceram um pouco antes de eu finalmente descobrir o transtorno, quando me dei conta percebi que os sintomas me alertavam a mais de um ano sobre o problema.


Quando procurar ajuda médica?

Ao procurar ajuda médica pelos sintomas que apresentava percebi que o quadro se repetia, os médicos indicavam diversas possibilidades diferentes e me medicavam com calmantes para amenizar os batimentos cardíacos, decidi então procurar na internet para entender melhor o que poderia estar causando tudo aquilo, foi então que encontrei em alguns sites depoimentos sobre TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada), foi assim que resolvi procurar ajudada médica especializada.

Como é frequentar um consultório psiquiátrico?

Muitas pessoas ainda possuem uma visão equivocada sobre transtornos psiquiátricos, mas frequentar um consultório psiquiátrico é como ir a qualquer consultório médico.

É importante que se tenha uma visão clara de que apenas o tratamento médico correto poderá amenizar as dificuldades de se conviver com este transtorno.

Precisamos ter a consciência que doenças psiquiátricas, assim como qualquer outra, necessita de um tratamento adequado e responsável.

O tratamento

O tratamento adequado deve ser indicado pelo médico responsável, este tratamento pode ser feito através de medicamentos e/ou psicoterapia.

Pessoalmente o tratamento com antidepressivos foi o que mais me auxiliou no tratamento, conseguindo diminuir drasticamente o número de crises.

Se você se identificou com essa matéria não tenha medo de procurar ajuda, saúde mental é essencial para uma boa qualidade de vida.

Siga Barbante 
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • SoundCloud - Black Circle
bottom of page