top of page

Por que troquei as lojas convencionas por Brechós?


Nunca fui uma pessoa muito conectada ao universo da moda, mas não desconsidero o ato de se vestir como também uma expressão cultural, que pode expressar muitas vezes com que grupo nos identificamos e convivemos (mas é obvio que a aparência externa não faz jus a toda complexidade de quem somos).


Ao comprar em lojas convencionais me deparei com algumas questões que me fizeram procurar o brechó como uma alternativa. Veja agora uma lista de questões e talvez façam você repensar seu modo de consumo.


Esse é um fator extremamente relevante, visto que o valor pago por uma peça usada é consideravelmente mais baixo que uma peça de vestuário nova. Porém o preço pode variar muito dependendo da loja em que você pesquisar, por isso é importante avaliar bem a peça e verificar se vale a pena.


O sistema nos incentiva a pensar que precisamos de coisas novas, já que trabalhamos e ganhamos dinheiro precisamos comprar o que há de mais novo no mercado, merecemos isso. Mas é preciso pensar, pra onde vão os objetos substituídos? Algo usado nem sempre é sinônimo de descartável, pelo contrário, se observarmos muita das coisas que substituímos ainda teriam possibilidade de uso.

Muitas pessoas questionam sobre a origem das roupas usadas, se mostram preocupadas se aquela peça pertenceu a alguém que já faleceu ou algo do tipo, pessoalmente a história que acompanha aquela peça me parece mais interessante do que assustadora, saber que aquilo já pertenceu a outra pessoa e imaginar quem ela era ou o que fazia me parece uma proposta interessante.


Porém acredito que seria mais importante nos preocuparmos com a origem das roupas disponíveis no mercado atual, quem as produz? Em que condições? Casos de trabalho escravo já chegaram a envolver grandes marcas da moda, acredito que essa questão é que deva nos preocupar.


Ao visitar um brechó você se depara com diversas culturas diferentes, roupas que parecem ter saído de um baú antigo e outras que são iguais as das vitrines das lojas.


Esse pode ser um fator que dificulta um pouco sua busca por peças especificas, mas que por outro lado te permitem explorar diversos tipos de tecidos e modelos passados.


Devido à variedade de peças as roupas usadas podem ser uma opção acessível para quem necessita de vestuário diferenciado, para uma festa a fantasia ou até mesmo apresentações teatrais.


O mais interessante é que você pode compor essa fantasia com peças reais que carregam uma história, algo mais atrativo que caras lojas de fantasia, não é mesmo?


A higienização das peças é uma parte importante do processo, principalmente para pessoas mais sensíveis e com alergias.


Ao adquirir uma peça do Brechó é recomendo que passe por uma lavagem exclusiva, na internet você pode encontrar muitas opções de como realizar esse processo, pessoalmente consumo utilizar lavagem em água quente com adição de vinagre de álcool.


Siga Barbante 
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • SoundCloud - Black Circle
bottom of page