A arte de contar histórias
- Thaissa Soares
- 20 de jan. de 2016
- 2 min de leitura
Se você tem filhos ou crianças por perto deve perceber o quanto eles amam ouvir e imaginar histórias, não é à toa, a literatura infantil é capaz de encantar até mesmo os adultos com sua sutileza, criatividade e trabalho artístico.
Trabalhando com crianças percebi que o momento da contação de histórias é uma oportunidade única para desenvolver a afetividade. Além de auxiliar em diversos processos, como a concentração, criatividade, extensão do vocabulário, entre outros.
Alguns fatores podem fazer toda a diferença nesse momento.

Os Livros
É importante que as crianças possam ter contato com diversos tipos de histórias e textos; contos, poesias, fábulas e etc. Essa variedade contribui para o processo de letramento, que é a capacidade de interpretar e utilizar-se de diversos gêneros textuais nas mais diversas situações de comunicação.
A leitura de diversas histórias, com cenários e personagens variados, também amplia a capacidade de imaginação das crianças.
Os livros infantis não costumam ser muito baratos, por isso visitar sebos e bibliotecas da cidade podem ajudar muito.
Observe para qual idade o livro é indicado; uma história muito pequena e sem ilustrações pode não atrair crianças pequenas, já um história com pouco conteúdo pode não interessar as crianças mais velhas.
Os Detalhes
Sons e expressões durante a contação de histórias fazem toda a diferença e proporcionam uma atração maior, especialmente para as crianças pequenas, que precisam de estímulos constantes para manter a atenção.
Não é preciso de muitos recursos para realizar esses efeitos, você pode, por exemplo, simular alguns sons e ações que são descritas no livro, como: espirar, soprar, bater na porta. Outra coisa que pode tornar a história mais interessante é a variação de voz, tente modificar a voz conforme muda a personagem ou o humor da mesma.
Deixe que eles te contem uma história
Permita que a criança conte a história pra você, mesmo que ela não saiba ler, dependendo do seu desenvolvimento, conseguirá observar as imagens e organizar a sequencia da história.
Você pode encontrar alguns livros apenas com ilustrações que mostram uma sequência de acontecimentos, esse exercício de imaginar a história não escrita é muito interessante para todas as faixas etárias.
Histórias por ai...
Você pode encontrar algumas histórias sendo contadas pela internet ou até mesmo pela cidade, procure o guia cultural da sua região e veja se há programação infantil.
O vídeo abaixo foi retirado do canal da editora Brinque-Book no Youtube.
O mais importante
Aproveite este momento com seu filho, brinque, converse e se divirta. Tenho certeza que isso fará uma grande diferença.
Kommentare